O Século XIV não foi tão bom no mundo Cristão. O crescimento econômico, com a expansão da agricultura e do comércio que existiam no século anterior, agora foram afetados. Mas o quê afetou a Europa neste século? Na verdade são vários fatores, mas podemos destacar dois deles.
O Primeiro fator é o da Peste Negra. Esta doença transmitida pela pulga do rato e que matava cerca de 80% dos doentes, chega com força no continente europeu e entre os anos de 1347-1352, matando cerca de 1/3 da população europeia da época. A Peste Negra ou Peste Bubônica, traziam sintomas como manchas de cor negra no corpo, pústulas, ou seja, pequenos tumores purulentos, vômito, febre alta, dor intensa e confusão mental, conforme relato de um observador ao verificar a chegada de um navio infectado no porto.
[...] uma vez que os navios finalmente atracaram, um observador teria imediatamente visto [...] que todos os homens a bordo estavam mortos ou morrendo. Eles pareciam fantasmas, com tumores e pústula negras pelo corpo e estranhos inchaços negros do tamanho de maçãs sob os braços, no pescoço e nas virilhas, escoando pus e sangue.
As consequências da Peste Bubônica para a população europeia foram extremas. A intensidade de mortes e o pânico, esvaziavam as cidades e o meio rural, criando verdadeiros bolsões inabitados. Este choque demográfico afetou a economia, elevando os preços dos alimentos ao mesmo tempo que diminuía a oferta deles. A Fome aumentou no continente. Com a peste, há também diversas revoltas camponesas, todos (praticamente) haviam perdido algum ente querido para a doença, e o aumento de impostos e dos preços aumentava ainda mais essa revolta com o mundo no qual viviam.
Outro fator que determinou a Crise do século XIV foi a Guerra dos Cem Anos, travada entre ingleses e franceses em intervalos de períodos entre os anos de 1337-1453. Com interesse econômico na região de Flanders. Os ingleses passaram a reclamar direitos hereditários em relação ao trono francês, iniciando um longo conflito entre ambos, o que agravava a fome e a disseminação da Peste. Até mesmo a Igreja foi envolvida, pois entre 1377 e 1417 dois Papas dividiriam o poder, o representante francês ficaria em Avignon e o inglês em Roma. Uma personagem de destaque nesta guerra foi Joana D'Arc, uma jovem que alegando receber mensagens divinas, convenceu o rei Carlos VII a deixá-la na frente dos soldados em batalha (não sabemos se ela entrou em combate) liderando uma reviravolta para os franceses na Guerra contra os Ingleses. Ela seria presa e condenada a fogueira anos antes do final do conflito, morrendo com apenas 19 anos.
Tanto a Peste, como a Guerra dos Cem anos e a Crise da Igreja, vão enfraquecer o poder feudal, favorecendo a centralização do poder nas mãos dos reis. Este fenômeno vai permitir a chegada dos Primeiros Estados Nacionais do continente, como Portugal e França.
O Renascimento
- Trecento (Séc. XIV): período de transição entre os valores artísticos da Idade Média e do Renascimento. Destaca-se o pintor Giotto que já representava as figuras humanas de maneira naturalista. O poeta Francisco Petrarca destacou-se no cenário literário.
- Quattrocento (Séc. XV): a prosperidade econômica das cidades italianas impacta no processo artístico e cultural. Escultores como Ghiberti e Donatello e pintores como Masaccio e Botticelli se destacam. Até mesmo a Igreja começa a encomendar obras monumentais renascentistas. A cúpula da catedral Maria del Fiori em Florença foi construída por Brunelleschi.
- Cinquecento (Séc. XVI): é a conhecida Idade de Ouro do renascimento. Neste período nós temos as obras de artistas como Michelangelo, Rafael e Leonardo da Vinci. Este é o período de crise econômica destas cidades italianas, em razão das expedições marítimas de Portugal e Espanha.
- Raciocínio: O uso da razão já existia desde a filosofia grega e também era utilizado pelos teólogos, porém os renascentistas utilizaram diversas projeções geométricas, desassociando o pensamento da Igreja do humanista.
- Observação: com os renascentistas a observação da natureza como objeto de curiosidade foi uma implementação importante neste método.
- Experimentação: era a capacidade de reproduzir um fenômeno específico, mantendo as mesmas características ambientais, a análise das repetições de um fenômeno poderiam ser analisadas criando-se uma lei (teoria) para o seu funcionamento.